terça-feira, 21 de janeiro de 2014

REUNIÃO NA CEF COM A SEDUR
A COORDENAÇÃO DO NÚCLEO
E A COMISSÃO DE MORADORES

Na segunda-feira, 20/01/2014, as 16 hora, na Superintendência da CEF, estiveram reunidos para tratar do empreendimento Residencial Canto do Rio o Coordenador Naelcio Cleon Soares e as Coordenadoras Janete e Rejane do Núcleo Pirajá/Canto do Rio da Frente de Luta; a Comissão de Moradores do RCR; o representante da CEF, Ruther e a Superintendente de Habitação da Sedur, Eleonora Mascia. Num clima de absoluta tranquilidade e cooperação mutua todos manifestaram suas opiniões e deram suas sugestões, ficando como resultado da reunião que o momento é de soluções finais.

Após a reunião os integrantes da Comissão Moradores do RCR parabenizaram o Coordenador do Núcleo Pirajá/Canto do Rio por sua conduta de absoluta transparência e honestidade no trato de todas as questões que teve que enfrentar desde que passou a ser o representante das 472 famílias em janeiro de 2013 e que graças a parceria formada por ele, Naelcio, Eleonora, Adelson, Dimas e Ruther, o que não foi feito em 9 anos foi consolidado em 14 meses. 

Agora com a participação da Comissão de Moradores do RCR participando junto com a Coordenação do Núcleo Pirajá/Canto do Rio da Frente de Luta dos acertos finais fechou a equação: Estado + Movimento Social + Comunidade = A Viver Melhor.









"Nossa honra não é construída por nossa origem, mas por nosso fim."

REUNIÃO NÚCLEO PLATAFORMA
DA FRENTE DE LUTA

No domingo, 19/01/2014, apesar do cansaço de uma semana mais do que puxada eu fui exercer o meu papel de Coordenador Geral Comissionado da Frente de Luta e estive na primeira reunião de 2014 do Núcleo Plataforma da Frente de luta, que têm como Coordenadora Rejane.

Ainda na ressaca da grande caminhada do Bonfim da Frente de Luta poucos, mas atentos e participativos integrantes da Frente de Luta se fizeram presentes.

Na oportunidade num clima de bate papo tanto eu e Rejane podemos esclarecer e tirar duvidas das pessoas e ainda lhes passar os informes sobre os mais recentes acontecimentos. Foi uma reunião agradável que nem percebemos o passar do tempo até os estômagos começarem a roncar anunciando o fim da reunião. Obrigado as companheiras de Plataforma pela acolhida.






  



sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

LIDERAR É CHAMAR PRA SI A RESPONSABILIDADE DE ASSUMIR
DECISÕES DIFÍCEIS PARA O BEM COLETIVO

O que é ser líder? É visão, paixão, pensamento estratégico, habilidade de comunicação, automotivação, habilidade de unir pessoas, poder pessoal, congruência, capacidade de adaptação, disciplina, resolução, a busca constante da excelência, capacidade de se relacionar são algumas características e habilidades comuns necessárias para o desenvolvimento da boa liderança. Líder é aquele que tem a capacidade de administrar pessoas e equipes, de personalidades diferentes, e gerencia-las, as mobilizando para objetivos comuns. Em uma definição mais simples, liderar é comunicar as pessoas seu valor e potencial de forma tão clara, tão forte em que elas acabem por vê-los em si mesmas e que seja capaz de se colocar em movimento sentido parte do processo de ver, fazer e tornam-se capazes.


Ninguém deseja ser liderado por alguém a quem falte coragem e autoconfiança. É gerado um estilo superior de liderança positiva para aqueles que ousam nas tarefas e se vale de oportunidades não tentadas anteriormente. Uma grande qualidade de um líder eficaz é saber conquistar o respeito da equipe através da influência não pela sua posição e sim pela sensibilidade do que é direito e justo. O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento no ambiente de trabalho.

Meus amigos e amigas Coordenadores de Núcleo da Frente de Luta. Cada um de vocês é um líder, as pessoas que os cercam assim os elegeram e assim esperam que vocês se comportem. Mas não existe lugar mais difícil e nem divisas mais espinhosas que o do Coordenador Geral, pois esse é o eleito dos líderes. É sobre seus ombros que são colocadas todas as responsabilidades. As vitórias e conquistas são de todos! Mas as decisões duras e difíceis partem do Coordenador Geral, assim como é dele toda a culpa quando seus liderados fracassam.

Vocês sabem que eu por ocasião do I Congresso da Frente de Luta, abdiquei ao posto que teria direito de Coordenador Estadual da Frente para ser o Coordenador do Núcleo Pirajá/Canto do Rio até a entrega das casas aquelas 472 famílias, já que a vontade popular me elegeu Coordenador Presidente do Centro de Luta Popular (CLP) e membro do Conselho Fiscal da Frente de Luta. Mas quis as circunstâncias alheias à vontade da Coordenadora Geral, Rita Sebadelhe, que foi obrigada a se ausentar temporariamente, por motivo familiar, de seu posto e me comissionou a ocupá-lo até seu regresso (que deve ocorrer nas próximas semanas).

Então diante dessa responsabilidade eu tenho ido a todos os compromissos previamente agendados com a CEF, a CONDER, a SEDUR e também as reuniões dos Núcleos da Frente de Luta. Para atender todos os compromissos da Coordenação Geral e também da Coordenação do Núcleo Pirajá/Canto do Rio, tenho tido que adequar a minha agenda e na medida do possível o tenho feito com sucesso.

Se só ter uma série de responsabilidades e compromissos da Coordenação Geral e da Coordenação do Núcleo Pirajá/Canto do Rio não me bastasse, ainda tive que enfrentar a quadrilha que criminosamente passou a invadir os empreendimentos do programa 'Minha Casa Minha Vida' dos Governos Municipal, Estadual e Federal. Foi uma luta tensa, mas em parceria com os outros sete movimentos de luta por moradia conseguimos fazer com que o Governo da Bahia, a Prefeitura de Salvador e a Polícia Militar promovessem ações que barraram as ações criminosas dessa quadrilha de grileiros.

Eu agradeço desde já o apoio e a participação dos Coordenadores dos Núcleos da Frente de Luta, aos quais saberei recomendar em meu relatório final com toda a condignidade merecida a Coordenadora Geral da Frente de Luta, Rita Sebadelhe, quando essa reassumir seu posto. E a conhecendo como a conheço sei que ela saberá dar a cada um o merecido mérito pela atuação de cada um nos núcleos e pelas vitórias e conquistas da Frente de Luta.

Eu não poderia me esquecer dos integrantes que formam a Frente de Luta e que são a Frente de Luta, esses mereceram da minha parte especial atenção no relatório que entregarei a Coordenadora Geral, Rita Sebadelhe, todos que têm marcado presença nas reuniões e nas convocações durante a ausência de D. Rita, não vão precisar se ajoelhar e rezar a Deus que os acuda. Já os que não fazem a sua parte, eu não como Coordenador Geral Comissionado da Frente de Luta, mas como um dos fundadores do Movimento de Luta por Moradia em Salvador, digo que devem sim se ajoelhar e rezar pra que lhes caia uma casa do céu, pois quem não faz por si eu não ajudo. Só te ajudarei se fizer a sua parte na luta que é de todos os sem-teto e é da Frente de Luta!
GRANDE CAMINHADA DA FRENTE DE LUTA NA FESTA DO BONFIM

Na quinta-feira, 16/01/2014, a Frente de Luta mais uma vez marcou presença na festividade cívico-religiosa da Caminhada do Bonfim. Estranhamente essa festa tão tradicional do calendário de verão de Salvador não é feriado, mas mesmo assim um bom numero de filiados a Frente de Luta com suas camisetas, bandeiras e faixas caminharam com muita disposição, alegria e como sempre mostrando a união que nos faz avançar cada vez mais na luta por moradia digna na Capital e no interior da Bahia!

Parabéns a todos os Coordenadores de Núcleos que estiveram presentes e aos que não puderam ou não quiseram está junto com a gente que o Senhor do Bonfim os ilumine e os faça se conscientizar de que essa luta é de todos nós! Como Coordenador Geral Comissionado, o Coordenador do Núcleo Pirajá/Canto do Rio, Naelcio Cleon Soares, esteve a frente da Caminhada da Frente de Luta e passara a Coordenadora Geral da Frente de Luta, Rita Sebadelhe, alista dos núcleos e dos filiados que compareceram a convocação, certo que ela saberá tratá-los conforme o grau de participação de cada um. Vamos em frente andando com fé e lutando com coragem!