quarta-feira, 31 de julho de 2013


PRIMEIRA VITÓRIA DO NÚCLEO PIRAJÁ
Obras Recomeçam no Empreendimento Canto do Rio em Pirajá

Nesta quinta-feira, 31 de julho de 2013, o Coordenador Naelcio Cleon do Núcleo Pirajá/Canto do Rio foi informado que a EMBASA deu inicio as obras para a construção da rede de drenagem e de rede de esgotamento sanitário que assim permitirá as 472 famílias que há 9 anos aguardam a entrega das suas casas vejam com esperança renovada se aproximar o fim de sua longa e sofrida espera! Essa é mais uma vitória da dedicação e do trabalho desenvolvido pela Coordenação Geral da Frente de Luta dentro do que se tornou a marca da Coordenadora Rita Sebadelhe que sempre busca a negociação e o entendimento construtivo entre os diferentes movimentos de luta por moradia e também entre os Poderes Públicos e os sem-teto de Salvador e da Bahia.

Coordenador Naelcio Cleon do Núcleo Pirajá/Canto do Rio
um aguerrido defensor das bandeiras da Frente de Luta.

O Coordenador Naelcio Cleon credita também esse avanço ao empenho do Senhor Adelson de Araújo Prata, Gerente Regional de Negócios da CEF, que tem se dedicado a conclusão desse projeto apesar de todas as inúmeras e quase intransponíveis dificuldades, mas que em parceria com as construtoras, os órgãos governamentais estaduais e federais e com e o Núcleo Pirajá/Canto do Rio da Frente de Luta está devolvendo as 472 famílias à certeza de ter terminado seu sofrimento e a sua longa espera por uma moradia digna.

Destacamos também o excepcional trabalho que vem sendo feito pela equipe de segurança do local da obra em especial ao dedicado trabalho do vigia Xavier que recentemente por três ou quatro vezes evitou que grupos de vândalos arruaceiros invadissem o Empreendimento Canto do Rio, dando ele o primeiro combate a esses grupos de marginais. O trabalho da Polícia Militar também tem sido de pronto e efetivo atendimento a essas situações e aqui destacamos a figura do PM Andrade.

Vamos continuar realizando as reuniões quinzenais do Núcleo Pirajá/Canto do Rio e mobilizando as 472 famílias para que renovem seus contatos que estamos repassando a CEF para que, esperamos, o mais breve possível esteja os contatando. A próxima reunião esta agendada para o dia 11 de agosto às 9 horas em frente ao Empreendimento Canto do Rio.   

sábado, 20 de julho de 2013

O NÚCLEO PIRAJÁ/CANTO DO RIO É CAÇULA DA FRENTE DE LUTA


No último dia 14 de Julho de 2013 foi fundado o mais novo Núcleo da Frente de Luta, trata-se do Núcleo Pirajá/Canto do Rio. Ele nasceu da reivindicação dos sem-teto do empreendimento Canto do Rio que estão há 9 anos aguardando que a Caixa Econômica Federal e os Governos Estadual e Municipal entreguem as suas moradias. Em uma Assembléia que contou com grande representatividade foi fundado o novo núcleo e foram democraticamente eleitos como seus Coordenadores as companheiras Janete, Rejane, Urânia e os companheiros Gutemberg e o Naelcio Cleon como Coordenador do Núcleo Pirajá/Canto do Rio.

As famílias dos sem-teto de Canto do Rio chegaram cedo
para a Assembléia e o entusiasmo era tanto que nem a
garoa que caiu no começo da manha as desanimo.

A próxima reunião do Núcleo Pirajá/Canto do Rio esta marcada para o dia 28 de Julho de 2013, em frente ao empreendimento Canto do Rio, no Bairro de Pirajá, a partir das 8 horas.

A nossa luta não tem quartel ela é diária e sem trégua e por isso mesmo cada pequeno avanço teve ser comemorado como uma grande conquista, pois é assim coletivamente e democraticamente que construiremos a nossa vitoria!  
MANIFESTO CONJUNTO DO COLETIVO DOS NÚCLEOS P.P.P.R. E CLP

Coordenador do Núcleo Ribeira e do CLP Diogo Amorim e
o Companheiro Everaldo Rosa.
Coordenadora do Núcleo Plataforma e do CLP e
o companheiro Naelcio Cleon
Coordenador do Núcleo Profissional Classista e CLP Everaldo Rosa
e o companheiro Naelcio Cleon Coordenador do Núcleo Pirajá/Canto do Rio e
Coordenador Presidente do CLP.
  
O coletivo que reúne os Núcleos Pirajá, Plataforma, Profissional e Ribeira da Frente de Luta vêm através desse manifesto esclarecer a todos que com a realização do I Congresso da Frente, com expressiva participação de 200 congressistas representando todos os Núcleos da Frente, estabeleceu que:

I.     Todos os integrantes da Frente de Luta estão subordinados as normas do Estatuto e do Regimento Interno aprovado no I Congresso da Frente de Luta;
II.    Que a Frente de Luta é um movimento social de luta coletiva por moradia digna e geração de trabalho e renda para famílias de baixa renda de Salvador e da Bahia;
III.  Que a Frente de Luta é um movimento pluripartidário, sem ligação direta ou subsidiaria a qualquer entidade político-partidária. Sem, contudo, negar ou impedir a participação dos seus integrantes de exercerem seu direito pessoal e constitucional de ser filiado a um dos 31 partidos registrados ou a um dos 6 partidos em processo de estabelecimento no Brasil. Ainda sobre esse tema ficou decidido no I Congresso da Frente o seguinte: a) A Frente de Luta se reconhece como um movimento político que luta por políticas públicas de moradia e de geração de trabalho e renda; b) A Frente de Luta vai sempre busca aliados e alianças políticas dentro do campo mais democrático e progressista; e c) As alianças políticas da Frente de Luta antes tem que passar pela aprovação em Assembléia das Coordenações dos Núcleos da Frente de Luta.
IV.   Também foi decretado pelo I Congresso da Frente a instalação do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal como órgãos de apoio e fiscalização da Coordenação Geral, Estadual e de Núcleos da Frente de Luta;
V.    O I Congresso da Frente de Luta consagrou como suas marcas e logomarcas: a) camisetas da cor amarela; e b) a logomarca azul com o nome e apelido da Frente de Luta em vermelho. Essas mesmas marcas devem está presentes em faixas, bandeiras, etc.
VI. O I Congresso da Frente de Luta também determinou a contribuição mensal obrigatória de R$ 5,00 de todos os seus integrantes para o fundo de apoio da Frente de Luta e que esse fundo seja assim repartido: a) 75% das contribuições para sustentação dos Núcleos da Frente de Luta; e b) 25% das contribuições para sustentação da Coordenação Geral da Frente de Luta.
VII. O I Congresso da Frente de Luta também definiu que o processo eleitoral das Coordenações se darão a cada 4 anos por ocasião da realização do Congresso. Ficando a cargo de a Comissão Organizadora Eleitoral estabelecer inscrição de chapas e o processo eleitoral.
VIII. O I Congresso da Frente de Luta também estabeleceu que a conduta moral, ética e profissional dos Coordenadores da Coordenação Geral, Estadual e de Núcleos deve ser exemplar e absolutamente transparente.

Portanto nós do coletivo dos Núcleos Pirajá, Plataforma, Profissional e Ribeira da Frente de Luta e o Centro de Luta Popular entende que qualquer desvio do que foi consagrado pela decisão da ampla maioria dos representantes do coletivo geral dos Núcleos da Frente de Luta no I Congresso é uma grave violação do Estatuto, do Regimento Interno e das Ordens Executivas da Frente de Luta, cabendo exemplar punição e mesmo expulsão do ou dos infratores.

Assinam esse manifesto os seguintes Coordenadores de Núcleos e do CLP:

Naelcio Cleon
Rejane Reis
Everaldo Rosa
Diogo Amorim